• Educação matemática e etnomatemática

O livro Educação Matemática e Etnomatemática: entrelaçamentos e possibilidades filosóficas problematiza os aspectos teóricos e a fundamentação filosófica da Etnomatemática. Os estudos que compõem este ensaio percorrem caminhos com intuito de pôr em diálogo algumas das perspectivas filosóficas que atravessam diferentes territórios (Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Filosofia, Educação). Revisitam-se antigas questões, ainda atuais, para a Educação Matemática, a partir da Etnomatemática. Evidencia-se a fragilidade da crença em uma Matemática estereotipada (“mítica”, “endeusada”, “inabalável”, “guardião da certeza”). Tangenciam-se aspectos da filosofia da Matemática que dizem respeito aos seus fundamentos, como é o caso dos infinitos de Cantor e o teorema da incompletude de Gödel. O fio que interliga a trama que se apresenta nesta obra aproxima-se dos debates em torno do uso da linguagem, da construção das verdades e da interpretação suscitados por alguns filósofos, como Nietzsche, Wittgenstein, Foucault e Deleuze. Evidenciam-se entrelaçamentos e possibilidades filosóficas para a Etnomatemática e destaca-se como uma alternativa viável o pensamento do filósofo alemão Friedrich W. Nietzsche, um dos mestres da suspeita. Os estudos convergem, em algum ponto, para uma região inusitada: a filosofia estética de Nietzsche.

Código: L004-9788547302382
Código de barras: 9788547302382
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Fabio Lennon Marchon
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 241
Ano de edição 2016
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Educação matemática e etnomatemática