Qual o papel da Matemática na formação humana e qual seu lugar no Ensino Médio, na Educação Profissional e na formação de trabalhadores? Analisando os conteúdos, os métodos e as práticas pedagógicas que, ao longo do século XX, perpassaram o desenvolvimento do ensino da Matemática na Escola Técnica Federal do Espírito Santo, Antonio Henrique Pinto demonstra como essa disciplina foi se transformando, paralelamente ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. De um ensino elementar, em 1910, chegou-se ao ensino do cálculo e da álgebra superior, do pensamento abstrato e domínio da linguagem formal-axiomática, no final desse mesmo século. Assim, nascido da práxis, o conhecimento matemático se transforma assumindo a dimensão de um saber abstrato e formal, sem, contudo, perder seu domínio prático e aplicado à resolução de problemas. Nesse sentido, ao mostrar a relação entre a Educação Matemática e a Educação Profissional, o autor reafirma o valor central da Matemática na concepção do trabalho como princípio educativo. Pressuposto básico da formação humana integral.
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Autor |
Antonio Henrique Pinto |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
165 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
1 |