O livro Educação inter/multicultural: saberes e práticas docentes possui conhecimentos e reflexões sobre educação no contexto da diversidade étnica e cultural. As autoras trazem uma investigação minuciosa sobre o multiculturalismo e seus desdobramentos em uma interface com a educação escolar; fazem uma apresentação dos conceitos e seus diversos sentidos e limites; revisam as legislações educacionais brasileiras a partir da questão da diversidade étnico-cultural.
As autoras foram muito felizes ao se debruçarem sobre as escolas existentes no município de Grajaú/MA e no território indígena, na Terra Indígena Morro Branco, em um contexto de legislação educacional que obriga os conteúdos sobre a diversidade étnico-cultural em diálogo com a história local na qual a escola está inserida. Diante dessa contextualização histórica, socioantropológica, apresentam depoimentos de professores não indígenas, de professores Tentehar/Guajajara e de coordenadores pedagógicos das escolas. Tais depoimentos, descritos e analisados pelas autoras, trazem reflexões sobre os desafios enfrentados pelos docentes indígenas e não indígenas para aprender e ensinar sobre a multiculturalidade específica da cidade de Grajaú. Dessa forma, o presente livro traz uma grande contribuição aos estudos sobre a inclusão da diversidade étnico-cultural em sala de aula.
Código: |
L004-9786525023847 |
Código de barras: |
9786525023847 |
Peso (kg): |
0,260 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Thelma Helena Costa Chahini |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
158 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |