• Educação física e democracia: Cartas a quem ousa esperançar

No início de 2023, um coletivo constituído por professores e professoras – integrantes do Grupo de Pesquisa Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo – dialogava sobre os ataques que a democracia brasileira sofria. Compreendendo a escola como instituição em que a luta por uma sociedade democrática deve ser constante, este coletivo buscou inspiração em Paulo Freire para dialogar, a partir da elaboração de Cartas Pedagógicas, sobre reflexões e ações de professores e professoras que buscam cotidianamente defender (e educar para) a Democracia. Ao reunir essas cartas, queremos nos comunicar com educadores e educadoras de todo Brasil, refletindo sobre questões educacionais e sociais que perpassam a Educação Física enquanto área de conhecimento e componente curricular. Relatamos aqui como a democracia se relaciona com nossas trajetórias de vida, nosso posicionamento político e nossa ação profissional. Assim, convidamos leitores e leitoras a pensar na democracia como elemento balizador de princípios éticos, políticos e pedagógicos, com vistas a luta pelo direito de sonhar e, portanto, de caminhar juntos rumo a construção de uma sociedade e, porque não, uma Educação Física mais justa e menos desigual.

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Autor Mariana Dimes (Orgs.) Luis Eduardo Vieira; Vicente Thales Rodrigo de; Dias Livia Roberta da Silva; Siqueira Velloso
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 214
Ano de edição 2024
Número de edição 1

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Educação física e democracia: Cartas a quem ousa esperançar