O livro Educação e condição humana na sociedade atual investiga a noção de formação humana sob diferentes perspectivas teóricas modernas e contemporâneas, visando a construir ferramentas conceituais para compreender problemas educacionais da atualidade. Investiga características do modelo fechado de sociedade e sua correspondente noção tradicional de educação, confrontando-os com a perspectiva aberta de sociedade e sua noção ampliada e plural de educação. O livro tem diante de si o predomínio de contextos sociopolíticos marcados pelo autoritarismo obscurantista, pela economicização crescente da educação e pelo individualismo possessivo contemporâneo. Alicerçando-se em autores que defendem a educação pública como impulso genuíno de formação democrática da esfera pública, como Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant, Jean Piaget, Martha Nussbaum e Axel Honneth, aposta na cooperação solidária, na força intersubjetiva de grupo e na formação humana ampliada como alternativas à barbarização cultural e política atual. Desse modo, busca inserir-se criticamente na tradição do esclarecimento reatualizado criticamente e na sua aposta na formação cultural ampliada (Bildung) como um dos principais recursos intelectuais e políticos para a transformação dos seres humanos e de seus respectivos contextos sociais e políticos sufocantes.
Código: |
L004-9786525007083 |
Código de barras: |
9786525007083 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Claudio A. Dalbosco |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
217 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |