A presente obra propõe-se a refletir sobre a importância do processo de formação continuada de coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista a melhoria das práticas formativas com base no pensamento freireano. O contínuo e incessante processo de aprimoramento dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) professores sinaliza a necessidade de preocupação para com a ampliação e a ressignificação dos seus saberes. Assinala-se que, ainda na atualidade, há amplo contingente de docentes que trabalham com os conteúdos apenas na perspectiva da transmissão, aplicando-os sem contextualizá-los e sem questioná-los. Este livro revela a importância da problematização em relação ao fazer pedagógico, incluindo a relação com os conteúdos, de modo que sejam aprofundados e considerados nos diversos contextos culturais e trabalhados na esfera formativa de modo mais abrangente, permitindo a abertura ao diálogo, o redimensionamento da relação espaço-tempo e, sobretudo, a consideração de cada educando como pessoa em sua inteireza, a partir de sua história de vida. Daí porque um programa de formação de professores se configurará mais significativo ao promover a participação efetiva de cada profissional no processo de construção de suas práticas, tomando como ponto de partida a reflexão sobre seu fazer. O legado do educador Paulo Freire tem como central a dignidade da pessoa humana e, para tanto, incita a que professores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais atores do campo educacional, incluindo a esfera das públicas, estabeleçam o movimento reflexivo em relação à prática, a ponto de gerar a conscientização e a assunção desses enquanto agentes transformadores não só para ressignificar o espaço escolar, mas também para reinventar o espaço social, de modo a torná-lo mais justo, democrático e solidário.
| Código: | L004-9788547322502 |
| Código de barras: | 9788547322502 |
| Peso (kg): | 0,200 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 0,20 |
| Autor | Tatiana Rocha Cruz |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 157 |
| Ano de edição | 2018 |
| Número de edição | 1 |

