O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais complexos que acomete crianças em idade escolar, podendo prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento. A escola tem um papel importante, pois a compreensão de certos comportamentos apresentados pelos educandos estão diretamente relacionados ao delineamento de um planejamento de intervenção pedagógica, cuja função é inserir esses sujeitos no contexto escolar, permitindo que eles avancem no aprendizado e se desenvolvam intelectualmente. O fracasso escolar é um dos conceitos que permeiam a prática pedagógica, mas pode ser superado por meio de uma prática docente efetiva, pois para a superação das barreiras do processo de aprendizagem, o trabalho dos profissionais da área da educação precisa ser coletivo e estar articulado com sociais e econômicas, uma vez que exige mudanças profundas em atitudes, crenças e práticas para assegurar que todos os alunos, sem qualquer discriminação, tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e que possam desenvolver plenamente suas capacidades. A mediação nesse âmbito surge como possibilidade de desenvolvimento, pois no processo de interação, a criança é colocada em contato com outros indivíduos pertencentes ao seu grupo cultural, o que permite uma mediação com o mundo e com a realidade, possibilitando a formulação de conceitos acerca de si, do outro e do mundo que a cerca.
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Autor |
Claudia Waltrick Machado Barbosa |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
321 |
Ano de edição |
2017 |
Número de edição |
1 |