• De olho em Euclides da Cunha

"Um escritor por acidente." Assim se definiu Euclides da Cunha ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras, em 1906. Engenheiro de formação, sua experiência como correspondente do jornal O Estado de S.Paulo em Canudos, em 1897, onde cobriu a revolta liderada por Antonio Conselheiro contra a República nascente, levou-o a descobrir um outro Brasil, experiência que resultou na grande obra Os sertões.
Euclides da Cunha: escritor por acidente e repórter do sertão é um estimulante encontro com a história pessoal do escritor através de fotos e cartas, entre outras fontes, aproximando os alunos do trabalho do historiador. É explorada, por exemplo, a correspondência do escritor com seus filhos. Nas cartas, o pai, atencioso, orientava-os a se aplicarem nos estudos. São explorados também recortes de jornais da época que noticiaram o trágico assassinato de Euclides num duelo, por Dilermando de Assis.
Além da trajetória pessoal do escritor, a biografia de Euclides da Cunha aproxima o leitor dos acontecimentos marcantes da Primeira República brasileira, possibilitando que ele comece a compreender o passado e certo imaginário do Brasil.

Código: L004-9788561041380
Código de barras: 9788561041380
Peso (kg): 0,111
Altura (cm): 19,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,60
Autor Lúcia Garcia
Editora CLARO ENIGMA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 80
Ano de edição 2009
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

De olho em Euclides da Cunha