• De formação docente para a educação profissional: realidade ou utopia?

Refletir sobre as de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um modelo de sociedade regulada pela lógica capitalista e neoliberal é um desafio que se põe em nosso cotidiano, uma vez que somos atores e autores que fazem e refazem, direta ou indiretamente, a história da educação brasileira. Nesta obra, Maria Adélia da Costa aponta os desafios postos para os professores da EPT, na condição de formadores de profissionais técnicos de nível médio, na era do conhecimento e do mundo globalizado que requer uma formação crítica do trabalhador para enfrentar as complexas relações estabelecidas entre o capital e os mundos do trabalho. Os pressupostos de uma formação politécnica conduzem a profissão docente a uma especificidade que exige incisivas e eficazes visando à formação de professores capazes de problematizar, refletir e atuar na organização escolar para que a EPT não seja entendida como instrumento de submissão e alienação do trabalhador a um padrão de sociedade que cada vez mais se ajusta às regras postas pelo mercado do emprego. No âmbito dessas questões, a autora busca apreender os sentidos e a materialização da profissão docente em um contexto em que as licenciaturas não são requisitos necessários para o exercício da docência, e, sobretudo, se desenvolvem em instituições que não têm referência na oferta desses cursos. Desse modo, esta obra é indicada para todos os indivíduos que atuam com a educação, especificamente com a educação profissional. Especialmente sugerida aos pesquisadores, gestores e profissionais da EPT, bem como aos alunos e alunas das licenciaturas, que se interessam em assumir o pleito de uma necessária e urgente implantação de de formação docente para o desenvolvimento crítico de uma formação humana integrada do trabalhador técnico de nível médio.

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Autor Maria Adélia da Costa
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 287
Ano de edição 2016
Número de edição 1

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De formação docente para a educação profissional: realidade ou utopia?