Paulo Coimbra Guedes virou professor de português em 1967, quando se licenciou em letras. Dedicou-se, desde então, a ensinar todo tipo de aluno em escolas públicas e particulares, em cursos pré-vestibular, nos cursos de comunicação e letras da UFRGS a escrever, o que o obrigou a aprender a escrever e a aprender como se aprende a escrever. Esse trabalho todo acabou convencendo-o de que ensinar a escrever é ensinar português e vice-versa. Ensinar português é ensinar a escrever literatura brasileira é o título da tese, defendida na metade dos anos 1990, que lhe deu título de doutor em linguística aplicada. Esse livro é um dos capítulos dessa tese. Outro capítulo é A formação do professor de português — que língua vamos ensinar?, também editado pela Parábola Editorial. Os outros dois capítulos também vão virar livros: um deles vai se chamar Autoria, GRAMÁTICA e estilo, e o outro, Professor é quem se ensina. Enquanto escreve e revisa esse material, ensina a escrever e a ensinar a escrever na graduação em letras e orienta dissertações e teses que tratem de texto e de ensino de português no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Escreveu também um romance chamado Tratado geral da reunião dançante, editado em Porto Alegre pela editora Artes e Ofícios, e tem outros na cabeça. Os amigos acham que ele vai pro céu por ter deixado de lado a carreira de romancista pra ensinar os outros a escreverem. Ele acha que aqui está bem bom.
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Autor |
Paulo Coimbra Guedes |
Editora |
PARÁBOLA EDITORIAL |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
344 |
Ano de edição |
2009 |