Pensar na relação entre cultura e religião é algo que requer reflexões em diferentes perspectivas, haja vista o Brasil ser considerado um país multicultural e se tratando, especificamente, do contexto sociocultural da região Norte, faz-nos enveredar sobre a constituição do Discurso Religioso presente nos Ladrões (versos) de Marabaixo, com a finalidade de compreender as relações estabelecidas na trama discursiva. A base teórica que fundamenta esta discussão é a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, referente à tradição de Michel Pêcheux, que parte do trabalho envolvendo conceitos essenciais para a realização deste, a saber: discurso, sujeito e ideologia. No entanto, sendo o Marabaixo uma festa tradicional de origem afro-brasileira e de grande destaque no estado do Amapá, buscamos, a priori, subsídios teóricos relacionados às ciências sociais, trabalhando conceitos relevantes na discussão, como religião, cultura, diversidade cultural, passando pela relação de hibridismo cultural e sincretismo religioso, na perspectiva de compreender como ocorre o fenômeno religioso na constituição da cena enunciativa do discurso religioso em estudo. Por outro lado, é desenvolvida também a noção de formação discursiva, formação ideológica e de reversibilidade que possibilitaram facilitar o dispositivo analítico dos Ladrões de Marabaixo, com vistas à compreensão do funcionamento do dispositivo discursivo. Nesse sentido, o dispositivo utilizado na análise dos Ladrões das Canções de Marabaixo permite inferir que, durante a realização do ciclo, os sujeitos envolvidos representam o posicionamento do sujeito-fiel perante os aspectos religiosos por meio da ideologia concretizada pela representação simbólica evidenciada em tais composições.
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Autor |
Helen Costa Coelho |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
154 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |