O livro Crianças-pedagogas e seus educadores explora a ideia de uma criança ainda imersa no inconsciente, e encontrando aí material – arquétipos, que são padrões de comportamento humano – para criar e solucionar problemas.
A obra considera a educação via a sábia guiança que move as crianças em direção ao crescimento, não significando que elas prescindem de seus educadores, muito pelo contrário. Sem uma leitura cuidadosa e não convencional, pelo educador, do sentido das ações infantis, uma leitura embasada no referencial junguiano, o sentido praticamente se perde.
Os relatos apresentados aqui, agrupados em torno de temas como agressividade, espiritualidade infantil ou aprendizagem, vistos sob um prisma diferenciado, são compreendidos via os arquétipos, e/ou lidos de modo não literal, até extrair deles a mensagem subjacente, o sentido simbólico, agente de transformação benéfica.
Apresentando exemplos de conteúdos arquetípicos na vida de crianças, esta leitura permitirá a educadores, psicólogos, pais e a todos os que trabalham com crianças, conhecer um caminho novo, alentador, praticável, surpreendente e imprevisível. Caminho extremamente singular, porque é baseado na singularidade dos seres – educadores e educandos, no mais absoluto respeito à diversidade, o que quiçá nos colocará nos trilhos de uma psicologia da educação realmente profunda.
Código: |
L004-9786558205203 |
Código de barras: |
9786558205203 |
Peso (kg): |
0,100 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,60 |
Autor |
Céline Lorthiois |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
91 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |