• Criação e processos artísticos em sala de aula - um olhar de maurice merleau-ponty

Criação e processos artísticos em sala de aula: um olhar de Maurice Merleau-Ponty trata da necessidade emergente de uma educação que pense as condições humanas na sociedade. Propõe voltar o olhar/entendimento/imaginação do mundo às operações concretas do sujeito, em sua estrutura existencial, refletido na vivência e experiência. Desse modo, a autora retoma em seu processo de criação, dos alunos e dos artistas, como Paul Cézanne (1839-1906) e Frans Krajcberg (1921-2017), as vias de investigação artística, em que procura compreender como se dá o conhecimento significativo da arte na práxis pedagógica. Um estudo teórico-prático-artístico realizado com alunos do ensino fundamental no ciclo I, rede pública do estado de São Paulo. Longe de se constituir em um método a ser aplicado, intenciona ao leitor “reaprender a ver o mundo”, concepção sustentada pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Conversas com Gaston Bachelard (1884-1962) e John Dewey (1859-1952), entre outros, também nos convidam a repensar a arte e a educação em seu tempo-espaço histórico, diante das questões socioeconômicas e culturais. Uma obra para os apreciadores das ciências sociais em diferentes categorias de estudantes, profissionais e investigadores, que se dispõem a percorrer o caminho da curiosidade.

Código: L002-9788547319151
Código de barras: 9788547319151
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor Cláudia Maria Kretzer Rodriguez
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 163
Ano de edição 2018
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Criação e processos artísticos em sala de aula - um olhar de maurice merleau-ponty