O livro apresenta os resultados de pesquisa que promoveu um raro encontro entre três campos historiográficos. Combinou sólida abordagem em História Regional – o caso de Minas Gerais no século XIX – com a ênfase em certos aspectos da História dos Transportes – a infraestrutura viária sob a intervenção do Governo Provincial – e com a percuciente incursão na História da Técnica – nomeadamente a teoria e a prática de agentes técnicos modernos. O estudo representa contribuição à compreensão do período de transição de estrutura viária pré-moderna para sistema de transporte moderno. Na contramão da percepção do senso comum e da visão de boa parcela da historiografia dos transportes, a era ferroviária brasileira caracterizou-se pela persistência ampliada das vias e meios tradicionais, ante a constituição de malha de trilhos que vertebrou pequena parte do território, ao promover a integração de zonas agroexportadoras com mercados externos. Muares, cavalos e carros de tração animal continuaram a suportar a maior parte da circulação e a estabelecer a integração possível do mercado interno com base em transportes não modernos.
| Código: | L002-9788579393945 |
| Código de barras: | 9788579393945 |
| Peso (kg): | 0,630 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 2,00 |
| Autor | Télio Anísio Cravo |
| Editora | ALAMEDA EDITORIAL |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 407 |
| Ano de edição | 2016 |
| Número de edição | 1 |

