Na história da educação brasileira, a compreensão do processo de constituição dos saberes elementares matemáticos das escolas primárias de diferentes regiões de nosso imenso país tem se apresentado como amplo desafio e tema instigante para os inúmeros pesquisadores do GHEMAT ( Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática), envolvidos no projeto nacional, A constituição dos saberes elementares matemáticos- A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 (CNPQ - Edital Universal 14/2012). Parte dessa pesquisa se deve aos projetos locais, desenvolvidos em programas de pós-graduação de vários estados, dentre outros, o projeto paranaense1 que durante três anos inventariou fontes locais e produziu dezenas de estudos acerca da presença, permanência e mudança das variadas gerações de conhecimentos que forneceram a base do ensino primário paranaense desde a implantação dos grupos escolares. Os capítulos que compõem o presente livro expressam a preocupação dos autores em compreender como esses saberes escolares circularam e foram apropriados no ensino primário do estado, em tempos da vigência dos grupos escolares. Reunindo e disponibilizando documentos inéditos acerca do ensino primário do estado, a presente obra traz a público aspectos, ainda pouco investigados acerca dos saberes elementares matemáticos, destacando as finalidades e organização dos conteúdo- dos, os métodos utilizados, dentre outros. Resultado de um esforço coletivo de pesquisadores locais, os estudos da presente obra buscam contribuir com a escrita da história dos saberes elementares matemáticos do ensino primário no Brasil disponibilizando análises das problemáticas que permearam o ensino elementar do estado do Paraná. Trata-se de uma obra originalmente paranaense! Participaram da elaboração dos capítulos 11 pesquisadores, sendo 1 pós-doc, 5 doutores, 4 doutorandos e 1 estudante da licenciatura. Estruturado em 9 capítulos o livro contemplou aspectos da temática em períodos históricos das pesquisas individuais dos autores. Agradecemos aos autores que colaboraram na presente obra e que não mediram esforços para trazer a público aspectos da história da educação matemática local e estimular novos diálogos entre pesquisadores que investigam a mesma temática. Por último, agradecimentos especiais à parceria com o GHEMAT pelas discussões e aprofundamentos teórico-metodológicos dos estudos sobre saberes elementares matemáticos, oportunizados pelos Seminários Temáticos, espaço de trocas e socialização de conhecimentos, sobretudo para estreitamento de laços de amizade. Com votos de ótimos estudos! As organizadoras
Código: |
L004-9788578614461 |
Código de barras: |
9788578614461 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,75 |
Autor |
Barbara Winiarski Diesel Novaes |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
336 |
Ano de edição |
2017 |
Número de edição |
1 |