SABERES INDÍGENAS. CONSIDERAÇÕES ANCESTRAIS PARA O FUTURO
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este livro reúne vinte e um autores de diferentes etnias indígenas que nos trazem
memórias e reflexões sobre a infância entre seu povo, em sua aldeia. São histórias
ancestrais, relatos de vida pessoal, estratégias que movimentam a educação e o
entendimento da natureza.
Entendemos que a difusão deste conhecimento, deste modo de ser e fazer, pode
ser inspiradora para promover uma educação mais respeitosa em relação à natureza, aos
ancestrais e a toda comunidade.
Acreditamos na força e na possibilidade transformadora que a sabedoria indígena
possui e sabemos que a educação promove pertencimento e é capaz de modificar a
compreensão de quem somos junto às futuras gerações.
Nosso objetivo é apresentar possibilidades de nutrir o que hoje entendemos como
educação e abrir possibilidades potentes por espaços mais justos, mais respeitosos, que
privilegiem as relações da vida compartilhada com diferentes comunidades e com a
natureza.
Que espaço as crianças ocupam em diferentes comunidades indígenas?
Brincadeiras, jogos, narrativas, aprendizagem, vida social, escola, família, receitas,
afetos... Que história você contaria?
As narrativas nos chegam nas mais variadas formas: relatos, poemas, cordel,
análises críticas...
Esperamos inspirar, propor reflexões e criar convites aos nossos leitores para que
busquem reencontrar a conexão com os povos originários e a cultura que nos oferece
interessantes modos de existência. Esperamos que o livro traga a possibilidades de
aproximação, conhecimento e transformação, que inspire em casas, escolas e parques,
tanto professores quanto famílias e educadores em geral, e que seja transformador para
as novas gerações.
| Código: |
L004-9786550290856 |
| Código de barras: |
9786550290856 |
| Peso (kg): |
0,350 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
16,00 |
| Espessura (cm): |
1,50 |
| Autor |
Kathia Castilho |
| Editora |
ESTAÇÃO DAS LETRAS E CORES |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
162 |
| Ano de edição |
2025 |
| Número de edição |
1 |