• Psicologia da educação

Este livro apresenta uma abordagem que pouco se assemelha à maioria dos livros de psicologia da educação. Sua principal característica é conduzir o leitor por um trajeto que começa nos paradigmas da psicologia. As ideias de Freud, consolidadas na psicanálise, as concepções de Pavlov, Watson e Skinner, que resultaram no comportamentalismo, e as preocupações epistemológicas de Piaget, ao elaborar sua psicologia genética, são analisadas em sua condição de paradigmas científicos, antes de mais nada. Ao longo do percurso que analisa cada corrente, o leitor é situado gradualmente diante das contribuições que esses pensadores ofereceram, e ainda oferecem, à prática educacional. Segundo o autor, essa é a melhor maneira de compreendermos as relações da psicologia com a educação, bem como os limites existentes entre essas áreas — de outro modo, ficaríamos à mercê de um saber fragmentário e carente de fundamento. Os paradigmas da psicologia vistos neste livro são problematizados, especialmente, no que diz respeito às concepções de sociedade que cada um deles contém. Isso é necessário, pois o trabalho do educador diz respeito diretamente à inserção do indivíduo na sociedade. Por isso a psicologia não pode ser vista como a ciência do indivíduo, como se fosse possível concebermos um ser psicológico pairando acima das realidades sociais.

Código: L004-9788598271507
Código de barras: 9788598271507
Peso (kg): 0,140
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,80
Autor Marcus Vinícius da Cunha
Editora LAMPARINA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 96
Ano de edição 2015
Número de edição 4

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Psicologia da educação