Com um pouco mais de 100 anos de fundação, o município de Presidente Prudente, localizado no extremo oeste do estado de São Paulo, já acumula histórias que se não forem (re)memoradas, (re)construídas e registradas correm o risco de desaparecerem no tempo. Este livro tem por foco registrar a memória de professores(as) que lecionaram em Presidente Prudente ou em cidades circunvizinhas entre as décadas de 1950 a 1970. Além de possibilitar a ampliação de trabalhos sobre a historiografia brasileira, no período citado, este estudo, que é oriundo de uma tese de doutoramento, também tem como objetivo registrar as histórias desses(as) professores(as) no exercício de suas funções escolares e elaborar análise sobre a cultura escolar e suas particularidades, assim como demonstrar as influências desse tipo de cultura específica junto à coletividade em seu tempo e espaço. A História Cultural, a História Oral e os Estudos com Memória ofereceram respaldo teórico e metodológico para esta pesquisa. As entrevistas realizadas privilegiaram a História Oral Temática, pois embora houvesse interesse em saber e registrar a origem natural e social dos narradores, buscou-se dar maior ênfase às lembranças associadas à educação escolar. Foram produzidas narrativas de oito professores(as). O estudo também se valeu de pesquisa documental tanto nos acervos pessoais dos entrevistados como no museu municipal de Presidente Prudente, além de intensa investigação bibliográfica. A hipótese que sustentou a investigação é a de que a educação escolar em Presidente Prudente é constituída por práticas e culturas (escolares ou não) que se mesclam à cultura local com outras representações culturais vindas de outros lugares do estado de São Paulo e que os sujeitos entrevistados fazem parte das forças que se condensam no município, originando um específico (e regional) pensamento pedagógico. Algumas inferências apontam que as intervenções sociais e culturais dos protagonistas narradores se materializaram via especificidades de cada professora ou professor. Atuando na região oeste do estado de São Paulo, cada professor trouxe formas singulares de saberes e agir docente que unidos formam uma cultura escolar peculiar.
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Autor |
Arilda Inês Miranda Ribeiro |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
275 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |