Ao longo da segunda década do século XXI, o YouTube consolidou-se como a principal plataforma para circulação e consumo de material audiovisual na internet, possibilitando o surgimento de uma nova profissão: os youtubers — usuários que conquistaram fama, atenção e remuneração por meio da produção de conteúdo para seus canais, abordando temas diversos como culinária, crítica musical, maquiagem, saúde, relacionamentos e o que mais se possa imaginar. Atenta a essa nova realidade e à sua relevância crescente, a autora deste livro dedicou seu doutorado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense ao estudo das youtubers feministas. Simone Evangelista buscou compreender as estratégias que permitiram a essas mulheres alcançar visibilidade e legitimidade como influenciadoras engajadas, conciliando aspectos afetivos, mercadológicos e ativistas, além de enfrentar as pressões e exigências desse universo em constante transformação. O resultado é uma obra que articula com rigor teórico e criatividade metodológica conceitos voltados ao ambiente digital, aplicados à análise empírica dos canais das pioneiras Julia Tolezano (Jout Jout Prazer), Maira Medeiros (Nunca Te Pedi Nada) e Natály Neri (Afros e Afins). Um livro essencial para entender o ativismo digital em suas nuances, contradições e potências, oferecendo uma leitura envolvente e acessível sobre um tema urgente e contemporâneo.”
Simone Pereira de Sá
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFF)
| Código: |
L002-9786561281249 |
| Código de barras: |
9786561281249 |
| Peso (kg): |
0,310 |
| Altura (cm): |
21,00 |
| Largura (cm): |
14,00 |
| Espessura (cm): |
2,30 |
| Autor |
SIMONE EVANGELISTA |
| Editora |
MÓRULA EDITORIAL |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
296 |
| Ano de edição |
2025 |
| Número de edição |
1 |