Este trabalho é o resultado atualizado de minha pesquisa de mestrado defendida em 1994, sob o título "Escolas Sem Professores: o rádio educativo nas décadas de 1920-40", na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As fontes analisadas surpreenderam articulações entre projetos de "regeneração nacional" e a implantação da radiodifusão educativa entre as décadas de 1920 a 40 no Brasil, resgatando sinais de tensões socioculturais na organização técnica e na preparação de programas radiofônicos. A investigação acompanhou, ainda, intervenções realizadas por educadores ligados ao movimento da Escola Nova sobre a radiodifusão, articulando tentativas de padronização das irradiações para uniformizar valores e costumes sociais. Procuramos também desvendar, por meio dos discursos e projetos de regulamentação e controle da radiodifusão provenientes desses agentes, nuances das relações de poder que envolveram a organização de recursos audiovisuais no ensino e de mecanismos de controle sobre a audiência para uma "educação dos sentidos", acompanhando, porém, possibilidades autônomas de sua utilização e recepção.
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L004-9786558205265 |
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Autor |
Newton Dangelo |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
193 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |