• Escolas sem professores: rádio e educação a distância no Brasil nas décadas de 1920-40

Este trabalho é o resultado atualizado de minha pesquisa de mestrado defendida em 1994, sob o título "Escolas Sem Professores: o rádio educativo nas décadas de 1920-40", na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As fontes analisadas surpreenderam articulações entre projetos de "regeneração nacional" e a implantação da radiodifusão educativa entre as décadas de 1920 a 40 no Brasil, resgatando sinais de tensões socioculturais na organização técnica e na preparação de programas radiofônicos. A investigação acompanhou, ainda, intervenções realizadas por educadores ligados ao movimento da Escola Nova sobre a radiodifusão, articulando tentativas de padronização das irradiações para uniformizar valores e costumes sociais. Procuramos também desvendar, por meio dos discursos e projetos de regulamentação e controle da radiodifusão provenientes desses agentes, nuances das relações de poder que envolveram a organização de recursos audiovisuais no ensino e de mecanismos de controle sobre a audiência para uma "educação dos sentidos", acompanhando, porém, possibilidades autônomas de sua utilização e recepção.

Código: L004-9786558205265
Código de barras: 9786558205265
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor Newton Dangelo
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 193
Ano de edição 2020
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Escolas sem professores: rádio e educação a distância no Brasil nas décadas de 1920-40