Uma importante publicação, na área do ensino de Geografia, para pesquisadores, licenciandos e pós-graduandos, assim como para os professores da Educação Básica. O livro apresenta uma discussão articuladora dos fundamentos geográficos, a partir dos aportes teóricos de Milton Santos, do pensamento complexo de Edgar Morin e da concepção de consciência crítica segundo Paulo Freire, abrindo espaços para uma orientação epistêmica inovadora das práticas de ensinar e aprender Geografia, com o objetivo central de contribuir para a formação de cidadãos críticos participativos. São discutidos conceitos fundamentais tanto do campo da Geografia, como pedagógico-didáticos em conotação filosófica e psicossocial, tais como consciência, totalidade, tempo-espaço, dialogia, mobilização etc. Esse contexto de análises relacionais dá suporte a proposições metodológicas para o ensinar e o aprender Geografia na Educação Básica. Tanto no conteúdo, quanto na forma, o livro problematiza e sustenta a formação da consciência espacial-cidadã na escola hodierna.
| Código: | L002-9788565888455 |
| Código de barras: | 9788565888455 |
| Peso (kg): | 0,245 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 15,00 |
| Espessura (cm): | 0,90 |
| Autor | Sônia Maria Marchiorato Carneiro |
| Editora | EDITORA UFPR |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 172 |
| Ano de edição | 2013 |
| Número de edição | 1 |

