Educação a Distância: desafios e oportunidades traz uma reflexão de um cenário pedagógico que nos convida a pensar sobre a aprendizagem de sujeitos num país que ainda não conseguiu alcançar, para a sua população, um direito social: uma educação para todos. O estudo traz valiosa reflexão sobre a formação, provocando uma discussão dessa modalidade de educação que busca integrar as novas tecnologias de informação e comunicação dos processos educacionais, baseadas nas categorias de formação, semiformação e autonomia de Theodor Adorno, considerando os processos educativos muitas vezes como modeladores dos sujeitos e não como construtores de uma consciência crítica. A modalidade não é nova no cenário educacional, mas cresceu vertiginosamente nos últimos anos, movida por políticas públicas de expansão e ampliação de espaços de formação, na ideia da universalização e democratização da educação. Em geral, sustenta sua proposta servindo-se da dimensão tempo, variável tão complexa e configurada por muitas razões, desde questões econômicas, profissionais e familiares, até sociais, levando os sujeitos a não realizarem sua formação de modo presencial. Contudo, a modalidade a distância, ao mesmo tempo em que apresenta benefícios, também pode levar à falta da construção da capacidade crítica, efetivada pelas mediações entre o estudante e tutores/professores, destacando mais a técnica do que o conteúdo e seu aprender. Diante desse contexto surgem questionamentos dos processos de ensinar e aprender, aspectos que caracterizam o ato educativo, independente da modalidade. Sendo assim, é possível afirmar que há uma efetiva preocupação com a qualidade nos cursos ofertados? Será que a Educação a Distância realmente possibilita o aprendizado, ou conduz o aluno a uma semiformação? Essa modalidade não seria um novo filão mercadológico, no sentido de ofertar um novo produto a um cliente? E a mera presença, garante a qualidade nos processos educativos? Com embasamento nos conceitos de Theodor Adorno, essas e outras questões são respondidas ao longo da leitura deste livro, que apresenta significativa contribuição sobre educação e formação, sobretudo desta modalidade de educação, revelando muitos desafios e grandes oportunidades.
| Código: | L002-9788547300579 |
| Código de barras: | 9788547300579 |
| Peso (kg): | 0,200 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,80 |
| Espessura (cm): | 0,20 |
| Autor | Aléssio da Rosa |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 143 |
| Ano de edição | 2016 |
| Número de edição | 1 |

