Atuação do Psicólogo Escolar engloba uma série de funções e ações que necessitam estar em consonância com um objetivo comum: o de otimizar o processo educativo. A atuação do psicólogo escolar é assim denominada pelo espaço que a caracteriza, agregando, no objetivo de desenvolvê-la, conhecimentos das diversas áreas da Psicologia que apresentam relação com o campo educacional e em alguns momentos dialoga, inclusive, com outras áreas da Psicologia. A importância de uma obra como esta se constitui na possibilidade de diálogo com práticas objetivas, já que Ana Gabriela Nunes Fernandes traz a discussão proposta por autores de renome, que, ao situarem a Psicologia Escolar como campo de atuação profissional, alertam-nos para a necessidade de discutir esse fazer em consonância com a literatura produzida, pois a contribuição nos debates sobre a constituição da Psicologia Escolar no Brasil está centrada na visibilidade das ações desenvolvidas por esses profissionais e na discussão sobre a ampliação necessária de suas atuações. Buscando respostas a questionamentos como “a quem servimos enquanto psicólogos escolares?” ou ainda problematizando sobre os encontros e desencontros entre o psicólogo e a escola, a discussão oportunizada por esta obra mostra-se bastante atual, pois a busca de ações na atuação do psicólogo escolar que desconstruam a prática clínica e favoreçam os sujeitos em relação à coletividade, em detrimento dos atendimentos individuais, continua sendo o foco da Psicologia Escolar. A reflexão aqui realizada é um grande diálogo sobre o fazer do psicólogo, seus avanços e desafios para a consolidação profissional no ambiente escolar.
Código: |
L004-9788547300739 |
Código de barras: |
9788547300739 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Ana Gabriela Nunes Fernandes |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
165 |
Ano de edição |
2016 |
Número de edição |
1 |