O sistema universitário brasileiro está organizado sob um regime de classificação e hierarquização de posições. Dentre os atributos para determinar as posições dos agentes, o critério da antiguidade permite que as universidades inseridas a mais tempo consigam manejar melhores trunfos em comparação aos ingressantes. Com a política pública do Programa de Expansão do Ensino Superior (REUNI), conduzida pelo governo federal na década de 2000, ocorreu a ampliação do sistema, com a entrada de novas instituições. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada nesse contexto, tem buscado posições através da veiculação de determinados atributos sociais, que estão conectados a sua base social. Assim, o objetivo do estudo foi compreender quais são as estratégias de investimento utilizadas pelos docentes situados no interior da instituição para circular entorno da posição que ocupam no sistema. A pesquisa permite lançar luz sobre os efeitos da expansão do sistema universitário sobre a carreira docente, inscritas no contexto periférico brasileiro.
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Autor |
Clovis Schmitt Souza |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
194 |
Ano de edição |
2025 |
Número de edição |
1 |