• A ERVA DO DIABO

"Considerada a obra inaugural da Nova Era, A erva do diabo fez a cabeça de John Lennon, Jim Morrison, William Burroughs, Raul Seixas e Federico Fellini, e continua a fascinar os leitores do novo milênio.

CARLOS CASTANEDA era um jovem antropólogo que tencionava apenas escrever sua tese de mestrado para a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) quando o destino quis que ele se tornasse discípulo de Don Juan Matus, mestre nagual pertencente a uma linhagem de feiticeiros toltecas que usava plantas alucinógenas em seus rituais. A publicação de A erva do diabo em 1968 (com o título original mais acadêmico de Os ensinamentos de Don Juan: Um caminho para o conhecimento dos xamãs Yaqui) transformou Castaneda em uma celebridade instantânea junto ao movimento hippie, então em seu auge, assim como entre os adeptos a diversos dos movimentos de contracultura que explodiam nos Estados Unidos na libertária década de 1960. Um número crescente de admiradores famosos, entre os quais figuram John Lennon e Jim Morrison, difundiu a obra de Castaneda pelos quatro cantos do mundo, fazendo com que a revista Time o consagrasse com uma reportagem de capa em março de 1973.

Até hoje a existência de Don Juan não foi comprovada nem desmentida, existindo a possibilidade de que ele tenha sido uma figura imaginária criada para sintetizar ensinamentos xamânicos cujas origens recuam à noite dos tempos: ao período tolteca, anterior ao aparecimento dos maias e dos astecas. Neste sentido, as conversas de Castaneda com Don Juan poderiam ser encaradas como uma versão latino-americana dos diálogos de Sócrates ou de Platão, nos quais a identidade dos interlocutores importa menos que o conteúdo dos ensinamentos ministrados por intermédio dos debates por eles protagonizados. Seja ele um mistificador inspirado ou, ao contrário, um fiel explicador de mitos pré-colombianos, o fato é que Carlos Castaneda conquistou um amplo público (estimado em mais de 30 milhões de leitores) para os doze livros iniciáticos que escreveu, publicados em cerca de vinte idiomas diferentes."

Código: L004-9786555320855
Código de barras: 9786555320855
Peso (kg): 0,253
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Carlos Castaneda
Editora ROCCO
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 240
Ano de edição 2021
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A ERVA DO DIABO