• Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (1909-1972), nascido em Nkroful, Gana, foi um líder fundamental na luta pela independência africana. Estudou nos EUA e na Inglaterra, onde se aproximou de pan-africanistas como Marcus Garvey e W.E.B. du Bois. Fundou o Partido da Convenção do Povo (CPP), liderando a libertação de Gana, o primeiro país africano a se libertar do colonialismo inglês, em 1957. Eleito presidente em 1960, promoveu a industrialização e apoiou movimentos de independência no continente. Deposto por um golpe em 1966, exilou-se na República da Guiné, onde foi convidado a ser co-presidente e continuar sua militância pan-africanista e marxista. Em homenagem a essa figura fundamental para o pensamento político, a Editora Expressão Popular publica Kwame Nkrumah: discursos pan-africanistas, uma coletânea organizada por Efemia Chela e Vijay Prashad. Os textos aparecem organizados cronologicamente, cobrindo momentos cruciais da trajetória política de Nkrumah, desde os primeiros apelos pela independência de Gana até seus chamados pela unidade continental e pela luta contra o neocolonialismo às vésperas do golpe que o destituiu como presidente. Quarto texto da coleção Marxismo do Terceiro Mundo, o livro também conta com uma cronologia e uma apresentação especialmente elaboradas para a edição brasileira.
Efemia Chela é editora e trabalha com publicação há uma década. Ela é mestranda na Universidade Wits, onde sua pesquisa se situa na intersecção entre estudos queer e estudos africanos, analisando comunidades lésbicas, bissexuais e queer na Zâmbia. Ela gerencia a área de publicação da Inkani Books.

Vijay Prashad é um historiador, autor, jornalista, comentarista político e intelectual marxista indiano. É diretor executivo do Tricontinental: Institute for Social Research, editor da LeftWord Books, correspondente-chefe da Globetrotter, e um membro sênior não residente do Chongyang Institute for Financial Studies, da Universidade Renmin da China. Ideologicamente marxista, Prashad é bem conhecido por suas críticas ao capitalismo, ao neocolonialismo, ao excepcionalismo americano e ao imperialismo ocidental, ao mesmo tempo em que expressa apoio ao comunismo e ao sul global.

Código: L004-9786558911708
Código de barras: 9786558911708
Peso (kg): 0,350
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Efemia Chela
Editora EDITORA EXPRESSÃO POPULAR
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 352
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Kwame Nkrumah