• De Hobbes a Bauman

A vida moderna nos leva a perder o sentido de continuidade. Falamos em construção histórica, pátria, herança cultural, mas somos superficiais, não ousamos mergulhar fundo em nossas raízes. Não percebemos como nossa “aparição” em uma sociedade nos liga a um passado que nós desconhecemos e que, se escrutinado, poderia deixar perceber que, para vivermos o aqui e o agora, foi necessário que centenas de outras pessoas existissem, escrevessem suas histórias e seus dramas através das épocas passadas a fim de virar o mundo de ponta cabeça.
Hobbes é um desses iconoclastas. Em sua longa produtiva vida ele mudou o mundo quebrando o paradigma medieval, que perdurava há mais de um milênio, alicerçado no dogma e nos jogou na modernidade. Ele apoiava a monarquia, mas se recusava a ser súdito incondicional.
Defendeu a soberania absoluta sem renunciar o direito à vida, à segurança e à liberdade naquilo que a Lei permitisse. Praticava a religião e, no entanto, abominou o dogmatismo e a supremacia do báculo sobre assuntos políticos.
Nos dias atuais, Bauman, diante do quadro de incerteza e insegurança, convida Hobbes como comensal um tanto incômodo à sua mesa. Vale a pena participar desse banquete.

Código: L004-9788546221004
Código de barras: 9788546221004
Peso (kg): 0,430
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,96
Autor Francisco Sérgio Marçal Coelho
Editora PACO EDITORIAL
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 376
Ano de edição 2022
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

De Hobbes a Bauman