Quais experiências transformam uma pessoa em um professor? Os objetos que habitam nossas casas colaboram nesse processo transformador? Se sim, de que maneira? No universo da formação humana, especialmente da formação de professores, esta narrativa compartilha o trabalho investigativo que constituiu em escutar as narrativas de vida, as experiências singulares que compõem os processos formativos de professoras de Arte, vividas na relação afetuosa, identitária e biográfica com os objetos que habitam suas casas. Como todo conhecimento é um alimento para o autoconhecimento e para o cuidado de si, ao escutar as narrativas das professoras-narradoras, experiências que me transformaram no professor-narrador que sou também foram relembradas e, por essa razão, tramaram-se ao investigado. As muitas Miniaturas de Sentidos que compõem a narrativa deste processo investigativo estão organizadas em três partes. Na primeira, estão partilhadas as experiências que conduziram o investigador ao tema da formação de professores e, mais especificamente, às relações desse processo com os objetos biográficos e de status que habitam sua casa. Na segunda, estão partilhados os caminhos da pesquisa, sinuosos, às vezes limitados, mas ricos em experiências e em deslocamentos territoriais, conceituais e procedimentais. E na terceira parte estão partilhadas memórias e histórias das professoras-narradoras, produzidas durante as visitas em suas casas, por meio de Entrevistas Narrativas e Entrevistas Não Diretivas, que foram transformadas em Miniaturas de Sentidos. Surpreendido, certifiquei a potência e a beleza dos encontros e a riqueza das investigações centradas nas narrativas e nos saberes e fazeres dos mais experientes. Casas como Museus foi o horizonte descortinado!
Código: |
L004-9786525065137 |
Código de barras: |
9786525065137 |
Peso (kg): |
0,245 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Henrique Lima Assis |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
145 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |