• O design pop no Brasil dos anos 1970

Neste livro, Marinês Ribeiro dos Santos convida-nos a folhear revistas de decoração do final dos anos 1950 aos anos 1970, observando as transições das propostas modernistas / funcionalistas para o pop, percorrendo os diversos caminhos estabelecidos por opções de cores, formas, texturas, materiais, configurações, associados a práticas sociais, a comportamentos. Na análise do discurso e da materialidade das imagens, do mobiliário e dos ambientes, percebe-se como o design reflete as relações sociais e ajuda a constituir hábitos corporais, modos de viver e agir, formas de interação com o mundo marcadas pelas relações de gênero e de classe, pelos recortes geracionais, pela economia e pela política vigente. Foi esta opção teórico-metodológica que permitiu, por exemplo, observar os espaços de negociação, ainda que mínimos, entre “o esforço feminista em promover novas configurações para o sujeito feminino” e as versões adaptadas / amenizadas do feminino idealizadas nas revistas.

Código: L004-9788584800094
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Peso (kg): 0,402
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Marinês Ribeiro dos Santos
Editora EDITORA UFPR
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 223
Ano de edição 2015
Número de edição 1

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O design pop no Brasil dos anos 1970