• Capoeira e escola

A capoeira vem sendo trabalhada na escola com diferentes enfoques e variadas formas de inserção e atores. A depender do trabalho realizado, possui um enorme potencial educativo relacionado não somente ao seu contexto sócio-cultural originário ou à diversidade de experiências de movimento, ritmo, socialização, contexto histórico (dentre outros) que proporciona, mas também pela intensidade existencial experimentada por alguns sujeitos que a praticam, dentro e fora da escola. Partimos do aprofundamento teórico em referenciais da capoeira buscando as relações com os alguns referenciais da fenomenologia e do existencialismo, para então discutirmos a formação de sentidos e de significados existenciais criados pelos sujeitos (dentro e fora da escola) ao praticar, jogar, brincar, viver a capoeira. Cruzamos então, a discussão teórica com análises empíricas provenientes da pesquisa com alunos que praticavam a capoeira em duas escolas municipais em São José, SC. Seja como ferramenta de “sedução pedagógica” para aqueles alunos “problemáticos”, seja como estratégia de criação de uma identidade positiva para alguns alunos, seja como “alimento da alma” para os capoeiras mais experientes, a capoeira para algumas pessoas constitui significativo elemento existencial capaz de, em algum momento, responder (em diferente graus) o questionamento (Pre-sença, Dasein) que todos somos.

Código: L004-9788587114983
Código de barras: 9788587114983
Peso (kg): 0,250
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Marcelo Rocha Radicchi
Editora FONTOURA EDITORA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 128
Ano de edição 2013
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Capoeira e escola