Bullying e surdez no contexto escolar traz uma comparação entre o bullying envolvendo surdos e aquele que envolve apenas ouvintes e descreve a percepção de estudantes surdos sobre o clima escolar. Os dados utilizados foram levantados por meio do autorrelato dos alunos surdos e ouvintes obtidos a partir da percepção que os alunos têm da escola e de si mesmos – o que pode em certa medida destoar da realidade. Os estudos surdos, em especial na educação de surdos – oralismo, comunicação total, bilinguismo –, contribuíram epistemologicamente para a fundamentação desta obra, que também se propõe a compartilhar um estudo descritivo acerca da percepção do surdo sobre o ambiente escolar e sua relação com o bullying. O livro destaca a questão da identidade do pesquisador como sujeito surdo. Além disso, discute temas como o conceito da vitimização entre pares, a partir da teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner (2011); o bullying, sua caracterização, classificação e suas consequências; os sinais referentes à temática em Língua Brasileira de Sinais (Libras); e o bullying entre surdo-surdo, surdo-ouvinte e surdos, no contexto escolar.
Código: |
L004-9788547312503 |
Código de barras: |
9788547312503 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Bruno Pierin Ernsen |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
101 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |