Este livro pretende-se provocativo na medida em que, a partir da experiência de um programa que une dois países – Brasil e Alemanha; e da recorrente demanda da agenda da política educacional por internacionalização no ensino superior, abrange temáticas contemporâneas na área da educação, destacando aspectos relevantes e audaciosos. Assim, não se trata de comparações entre um país e outro, mas, de reflexões instigantes que emanam de experiências de internacionalização da educação, inseridas no cenário mais amplo da mundialização e da globalização. Nesse contexto encontra-se uma corajosa apreciação, em forma de prospecção do futuro, da relação entre trabalho e educação, considerando tanto uma experiência nacional de educação profissional como a análise de tal categoria em um contexto mais amplo de transformação social. O livro ainda revela ousadia ao apresentar uma terceira parte com textos que buscam análise não usual sobre o Conhecimento, envolvendo tanto o diálogo subjetivo crítico-reflexivo consigo mesmo (pensar), como; e inevitavelmente nos dias atuais; a vida diante de uma plataforma de busca de informações e divulgação de dados pessoais (“googlar”). Nesse caminho, o desafio do processo educacional passa pela capacitação e profissionalismo dos profissionais da educação, no sentido de evidenciar a necessidade de uma relação dialógica (e não antinômica) entre tais processos, visando à formação de sujeitos. Soma-se a essa defesa, o convite para se pensar na educação inicial de professores por meio da externalização do conhecimento educacional, demarcando o contexto de internacionalização do ensino superior. Profa. Dra. Luciane Muniz Ribeiro Barbosa Faculdade de Educação da Unicamp
Código: |
L004-9788544426425 |
Código de barras: |
9788544426425 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Selma; Assis Venco |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
124 |
Número de edição |
1 |