Coletânea de textos sobre a produção e a reprodução (ensino- aprendizagem) de conceitos científicos das Ciências Biológicas, da Química, da Bioquímica, das Ciências Sociais e da Saúde, este livro foi produzido por especialistas nessas áreas e traz importantes contribuições para compreender como “funcionam” essas ciências, a partir da identificação de alguns de seus principais obstáculos epistemológicos, noção criada por Gaston Bachelard, desenvolvida e aprofundada por seus continuadores, e apropriada de forma criativa e fecunda neste livro. Afinal, por que é tão difícil entender alguns conceitos científicos? Por que determinadas palavras, ao assumirem uma posição conceitual, podem dificultar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos científicos? Por que algumas teorias científicas, ao se chocarem com o senso comum, com a opinião, geram tanta resistência? Ao ler os textos aqui reunidos, a leitora e o leitor certamente enriquecerão sua visão sobre as ciências, e mais, sobre as cientistas e os cientistas, no interminável trabalho de (re)construção teórica e prática para explicar os fenômenos da natureza e as relações sociais. Neste livro, as ciências são abordadas como construções sociais, elaboradas por seres humanos, permeadas pelos conflitos e ideologias que atravessam as sociedades e sujeitas a idas e vindas que caracterizam qualquer atividade humana. Nas palavras de Bachelard, “o conhecimento do real é luz que sempre projeta algumas sombras. Nunca é imediato e pleno.” Trata-se de um livro em defesa do pensamento científico, fundamental nestes tristes tempos de negacionismo científico e de tão grandes retrocessos nas relações sociais.
Código: |
L004-9786525040950 |
Código de barras: |
9786525040950 |
Peso (kg): |
0,331 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Marcelo Hawrylak Herbst |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
231 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |