• Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem:

A avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem é praticada em toda a escola e não apenas em sala de aula. Em todos os ambientes e momentos de atividade escolar, estudantes e professores estão expostos a aprendizagens e, consequentemente, a situações de avaliação. O campo da avaliação se alarga, impulsionando a conquista de aprendizagens por todos os que atuam na escola.
O livro discorre sobre as três funções da avaliação: formativa, diagnóstica e somativa, destacando a formativa, pelo fato de desenvolver-se ao longo do trabalho pedagógico. Esse processo exige a presença do feedback, da avaliação informal encorajadora, o envolvimento dos pais/responsáveis, além de recursos avaliativos variados, como o portfólio, a autoavaliação, a avaliação por colegas e outros.
Os três níveis da avaliação também são abordados aqui. Além da avaliação das aprendizagens, desenvolvida em sala de aula, a escola convive com a avaliação institucional e em larga escala. A institucional se reveste de grande importância: para ela, convergem as informações oferecidas pela avaliação das aprendizagens e a avaliação em larga escala, que se efetiva por meio de exames externos. A equipe escolar as reúne, analisa e toma decisões sobre as necessidades de reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista sua melhoria. A lógica formativa norteia todo o processo.

Código: L004-9786556501208
Código de barras: 9786556501208
Peso (kg): 0,265
Altura (cm): 27,50
Largura (cm): 20,50
Espessura (cm): 1,00
Autor Benigna Villas Boas
Editora PAPIRUS EDITORA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 112
Ano de edição 2022
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem: