O livro Autismo na Educação Infantil: um olhar para interação social e inclusão escolar traz aspectos teóricos norteadores baseados na interação social a partir da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e discussões importantes envolvendo aspectos centrais do autismo; inclusão escolar; e as práticas docente e pedagógica nesse espaço. A obra oferece um panorama geral para compreensão do autismo nesse contexto, incluindo aspectos sociocomunicacionais e sensório-motores; e conta com a realização de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar se/como a prática docente pode favorecer a interação social e inclusão escolar de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Para tanto, foram realizados três estudos de caso com crianças com TEA, suas respectivas professoras e mediadoras no contexto de inclusão na educação infantil, no qual a autora, para construção dos registros, realizou videogravação das interações e dinâmicas no ambiente escolar, além de entrevista semiestruturada com as professoras. A autora realiza uma análise minuciosa dos vídeos a partir dos registros e comenta com embasamento teórico os episódios analisados, com a finalidade de levar leitoras e leitores a uma compreensão ampla a respeito da temática. Esta leitura é um convite para compreensão do contexto de inclusão escolar e interação social de crianças com TEA; e sobre como as práticas docente e pedagógica podem tecer importantes contribuições nesse contexto, com possibilidades e conteúdos que podem auxiliar profissionais e familiares.
Código: |
L004-9786558204305 |
Código de barras: |
9786558204305 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Carol Mota |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
197 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |