O livro traz uma seleção de textos que analisam as tendências estilísticas do cinema independente brasileiro em cinquenta filmes, realizados entre 2000 e 2019. No entanto, não se trata de uma lista de “melhores” ou “mais representativos” filmes do período. A proposta é oferecer uma oportunidade ao leitor para travar contato com filmes menos conhecidos do grande público, mas que expressam a inventividade do cinema brasileiro dos últimos anos.
A proposta deste livro é oferecer um recorte específico – a partir de instrumentos analíticos que conjugam um olhar pessoal (inevitável) com uma análise crítica conjuntural – que jogue luz para um conjunto de filmes e realizadores notáveis que mereceriam ser mais discutidos ou conhecidos, para além de seu restrito circuito de legitimação.
Entre as questões abordadas neste ensaio, destacam-se: a relação orgânica entre documentário e ficção; a recusa à apresentação de grandes questões sociais e políticas por um viés estritamente sociológico, optando por um cinema social afirmativo em torno das micropolíticas; a ênfase nas “dramaturgias do comum”, a partir de pequenos momentos do cotidiano ou das relações familiares; a presença de filmes de coletivos cinematográficos, em torno dos temas da amizade e do afeto; um cinema de observação, que promove uma revalorização dos pequenos gestos, dos silêncios e dos tempos de espera; a presença de filmes-ensaio, filmes de arquivo ou em primeira pessoa; o ingresso de outros agentes na realização de filmes, como os universitários, de realizadores das periferias e do interior do país; o diálogo ambíguo com o cinema de gênero, em especial utilizando elementos do terror ou do cinema fantástico.
Código: |
L004-9786557590102 |
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Autor |
Marcelo Ikeda |
Editora |
EDITORA SULINA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
175 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |