No ano do centenário da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, considerada, junto com Aloisio Magalhães, uma das figuras mais relevantes na institucionalização do design no cenário brasileiro, ganham destaque discussões sobre a temática desse campo no país. É com o intuito de analisar como se deu a instituição e a consolidação do design no Brasil, tomando por base justamente as perspectivas de Lina e Aloisio, que este livro foi idealizado e concebido pela designer e antropóloga Zoy Anastassakis.Surgido com fortes influências de outros países, o design brasileiro começou a sofrer reformulações em sua concepção ao longo do século XX, parte de uma mudança de paradigma. Dialogando com diversos autores do universo do design, da arquitetura e da arte e também de fora dele, Triunfos e impasses problematiza, então, as relações entre design, modernidade e brasilidade, a partir das carreiras e propostas profissionais de Lina Bo Bardi e Aloisio Magalhães. Ambos têm importância marcante nesse contexto, segundo críticos contemporâneos, porque conformariam uma “outra vertente” do design brasileiro, mais comprometida com a ideia de uma identidade nacional — e, por isso mesmo, representativa de alguns sinais de divergência em meio ao campo do design no país. Orientada por uma “visão cultural mais ampla”, essa “outra vertente” buscaria assimilar a cultura popular em projetos de natureza participativa, que, ao investir na contextualização cultural, abririam caminho para um desenvolvimento autônomo. Este livro mostra, portanto, como o design começou a ganhar uma orientação mais antropológica e mais ligada à cultura nacional, adquirindo um “sabor brasileiro”, além de acompanhar também sua institucionalização enquanto campo universitário.
Código: |
L004-9788583160137 |
Código de barras: |
9788583160137 |
Peso (kg): |
0,520 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,20 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Autor |
Zoy Anastassakis |
Editora |
LAMPARINA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
256 |
Ano de edição |
2014 |
Número de edição |
1 |