• Áreas naturais protegidas e indicadores socioeconômicos

Áreas Naturais Protegidas (ANP) são importantes no mundo moderno, embora sejam criadas sem critérios claros, sobretudo em esferas estaduais e municipais. Além disso, os fatores que motivam a criação e a distribuição de tais áreas são inconsistentes.
O livro apresenta a evolução dessas ANP no Brasil e, em especial, em Minas Gerais, destacando os principais eventos históricos. Identificam de modo espaço-temporal, as ANP nos municípios e mesorregiões no estado e relaciona a sua existência com indicadores sociais, econômicos e demográficos, como o IDHM, o Índice de Gini Municipal, o PIB, o espaço territorial e a densidade populacional de cada município e mesorregião.
No estudo, avalia-se a influência do ICMS Ecológico na criação das ANP municipais mineiras.
Interessante notar que o estado possui baixa percentagem do seu território protegido, com predomínio das ANP de Uso Sustentável, sobretudo Áreas de Proteção Ambiental. Ressalta-se, na obra, a precária contribuição do ICMS Ecológico na proteção integral, registrando alto grau de vulnerabilidade do sistema de proteção fundamentado em áreas pouco restritivas.

Código: L004-9788546207398
Código de barras: 9788546207398
Peso (kg): 0,220
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,30
Autor Geraldo Majela Moraes Salvio
Editora PACO EDITORIAL
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 216
Ano de edição 2017
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Áreas naturais protegidas e indicadores socioeconômicos