• Devoções apropriadas

Devoções apropriadas traz ao leitor uma contundente análise do monumental saque sofrido pelo patrimônio sacro de Minas Gerais e as repetidas tentativas, muitas dessas infrutíferas, de trazer de volta o sem número de imagens, alfaias, pinturas e elementos de talha retirados das igrejas mineiras para as casas de abastados colecionadores.
A obra, amparada em ampla documentação, conta a história e o contexto em que se deu o processo de dilapidação. Do escandaloso furto do Museu da Prata, de 1973, aos anjos de Santa Luzia, em 2003, passando pela quadrilha do falsário José Timótheo, são diversos os casos abordados, demonstrando a continuidade histórica da espoliação do patrimônio mineiro.
As diversas empreitadas pela restituição, de princípio conduzidas por indivíduos e pequenos grupos, ganham corpo com o tempo, envolvendo instituições como o Ministério Público, os órgãos de preservação do patrimônio e instâncias da Igreja Católica. Sem entrar no âmbito propriamente jurídico da questão, o livro explora a questão aos olhos da legislação ao longo da história, das Ordenações Filipinas à contemporaneidade, incluindo o direito canônico, e analisa dois casos célebres de judicialização da restituição: o da imagem de Nossa Senhora das Mercês, da Igreja das Mercês e Misericórdia e do busto de São Boaventura da Igreja de São Francisco de Assis, ambas imagens oriundas de templos de Ouro Preto (MG).
Aos entusiastas e estudiosos da arte sacra e do patrimônio cultural, uma obra repleta de referências acerca de um debate “quente” e que ainda terá muitos desdobramentos dentro e fora de nosso país.

Código: L002-9786525084992
Código de barras: 9786525084992
Peso (kg): 0,265
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Thales Vargas Gayean
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 165
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Devoções apropriadas