Na década de 1940 foi inaugurada a Fábrica Nacional de Motores, a FNM, com o objetivo de fabricar motores de avião. Em 1950 a empresa firmou um acordo com a italiana Alfa Romeo para fabricar seus caminhões no Brasil e, em 1957, iniciou a produção do sedã Alfa Romeo 2000 Berlina. Sua versão nacional foi chamada de FNM 2000 JK, em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek. A motivação política por trás do lançamento do carro era tanta que seu lançamento foi realizado no dia 21 de abril de 1960, coincidindo com a inauguração da capital, Brasília. Aliando conforto e sofisticação, o JK era um carro grande, caro e luxuoso. Foi acusado de não ser apropriado para as necessidades do país, que precisava de veículos econômicos para a cidade e de carga para o campo. Nesta obra, o leitor vai conferir imagens inéditas e toda a trajetória do carro que, mesmo enfrentando a concorrência do Aero-Willys e do Simca Chambord, tornou-se símbolo de poder e objeto de desejo entre os motoristas brasileiros.
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| Autor | Rogerio Rogério de; Ferraresi Simone |
| Editora | EDITORA ALAÚDE |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Capa dura |
| Páginas | 112 |
| Ano de edição | 2013 |
| Número de edição | 1 |

