Este livro trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve por objetivo central compreender o processo da construção identitária de adolescentes negros de elite, alunas e alunosdo ensino médio de uma escola da rede privada de Belo Horizonte – MG. A escola foi considerada como um dos espaços privilegiados para se observar como construções identitárias ocorrem em meio a dinâmicas de socialização e aprendizagens. Especialmente identidades étnico-raciais em contextos nos quais a presença de estudantes negros de elite é, historicamente, muito pequena e invisível nas pesquisas na área. Os resultados alcançados evidenciaram que os adolescentes negros em seus depoimentos revelam contradições ao assumir sua condição negra, com destaque para suas características perceptíveis, cabelo e cor de pele. No que se refere à socialização dos adolescentes negros com seus pares, estes, em certos momentos, vivenciam situações de preconceito racial, devido a sua condição étnico-racial, a exemplo dos apelidos e tratamentos discriminatórios. Com isto, foi possível compreender os modos como estudantes negros de elite estão inseridos na escola privada e como essa inserção e suas vivências configuram sua construção identitária.
Código: |
L004-9788580428995 |
Código de barras: |
9788580428995 |
Peso (kg): |
0,392 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Autor |
Pollyanna Alves Nicodemos |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
202 |
Número de edição |
1 |