A preparação da criança e do jovem para a vida tem sido, em todos os tempos e em todos os povos, uma preocupação maior. Reconhece-se, em todos os contextos, estratégias para que as novas gerações sejam preparadas para conviver com seus pares, que é a essência da cidadania, e para que sejam estimuladas ao novo, à criatividade, pautada por especificidades do eu, o que é essencial para o progresso coletivo. Nessa dualidade estão os grandes objetivos da Educação. Mas a história nos mostra que a instituição escola tem dado mais importância à continuidade do modelo social vigente, mediante mecanismos de controle, deixando menos espaço para o novo e inibindo a criatividade. Neste livro, resultado da sua brilhante tese de doutorado, Cecilia Noriko Ito Saito indica possiblidades de uma escola focalizando os grandes objetivos da Educação. Uma escola deve instrumentalizar o aluno para o convívio e para buscar criticamente a informação disponível nas várias mídias. O convívio ativo, interativo, colaborativo, é inerente a uma ética primordial de respeito, solidariedade e cooperação. implica uma tomada de consciência da relação de intimidade entre corpo e mente. A autora focaliza essa intimidade, estudando o corpo, sobretudo questões relativas a movimento e cognição.
Código: |
L004-9788577151820 |
Código de barras: |
9788577151820 |
Peso (kg): |
0,211 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
14,50 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Cecília Noriko Ito Saito |
Editora |
EDITORA HEDRA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
152 |
Ano de edição |
2010 |
Número de edição |
1 |