• A quarta missão da universidade

Constituindo uma vasta rede de mais de 17.000 nós, vinculadas na sua diversidade aos princípios que há séculos lhes conferem uma assinalável estabilidade, falando uma mesma linguagem de racionalidade e de diálogo, as universidades poderão tirar partido dessas suas características e potencialidades e utilizá-las ativamente como instrumento para a constituição de integrados espaços supranacionais do conhecimento, no plano daquilo que aqui se considera uma nova e nobre missão: a diplomacia cultural universitária. De certa forma, o rejuvenescimento institucional associado à emergência desta quarta missão está para a crise da “Universidade pós-moderna” assim como a terceira missão esteve para a crise da “Universidade Torre de Marfim”, ou como a segunda missão para a crise da “Universidade escolástica”. A perspectiva alargada da internacionalização que se apresenta pretende fornecer aos dirigentes universitários e às comunidades acadêmicas interessadas um novo instrumento para elaboração dos seus planos e projetos, para realização das suas políticas e para concretização das suas estratégias institucionais. Tal perspectiva pode abrir às universidades uma nova dimensão para a afirmação do seu prestígio e da sua autonomia nas sociedades contemporâneas, valorizadoras do patrimônio imaterial, cada vez mais representado pelas ciências e pelas culturas, e dos signos de desenvolvimento orientados pela tecnologia, inovação e criação. Portanto, em vez de perdermos tempo à procura das respostas que o mundo já deu, ou de travarmos guerras que já começam perdidas, ou de nos remetermos, impotentes, ao lugar de mero espectador, ressentido, reativo e ácido, ao sabor dos acontecimentos e por eles conduzido, o caminho que propomos seguir é o de tentar compreender, interpretar e dominar o movimento para o poder condicionar ou mesmo dirigir. A história dessa intrigante invenção chamada universidade (como dizia Kant, iluminista) somente nos tem dado motivos de otimismo, realista e esperançoso, no seu futuro e no da sua quarta missão.

Código: L004-9788523010423
Código de barras: 9788523010423
Peso (kg): 0,410
Altura (cm): 24,00
Largura (cm): 17,50
Espessura (cm): 1,23
Autor Naomar de Almeida Filho
Editora EDITORA UNB
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 237
Ano de edição 2012
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A quarta missão da universidade