A práxis pedagógica em tempos de neoliberalismo: um ensaio filosófico de educação insere-se no contexto das reflexões sobre a filosofia da libertação latino-americana. A partir da filosofia de libertação buscou-se neste ensaio desenvolver uma crítica ao ethos capitalista e seu processo de fetichização. A "pedagógica" para a atualidade propõe-se como um caminho possível para a transformação da sociedade. As exclusões, desigualdades, a pobreza, são situações exclusivas e produzidas pelo ethos capitalista e persistem de diversas facetas, crescendo de forma hegemônica no planeta. A pedagógica tem como base material uma ética de libertação. Essa ética tem por princípio o reconhecimento da vítima e sua dignidade de pessoa humana: "produzir, reproduzir e desenvolver a vida". O reconhecimento da vítima de que nos referimos é a transformação do sistema ou subsistema que impede a vida da vítima, a globalização neoliberal capitalista. Reconhecer as vítimas num determinado sistema significa reconhecer as negatividades, falhas e, acima de tudo as injustiças e tudo, que o que impede a realização da vida em plenitude. Neste livro subsidia-se teoricamente, também, as discussões sobre a práxis pedagógica, filosofia de educação sobre como gestar um processo educativo que contribua para superação da globalização neoliberal capitalista. Pensar uma alternativa à globalização neoliberal capitalista implica, entre outras coisas, pensar o papel dos sujeitos, da subjetividade e da educação como prática cultural por excelência.
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Autor |
Cornélio Raimundo Mucache |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
221 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |