• A motivação em sala de aula

Os autores defendem a idéia de que o interesse do aluno não depende de um único fator e que a motivação está ligada à interação dinâmica e aos contextos em que as tarefas escolares se desenvolvem.

Um problema que os professores enfrentam é a falta de motivação dos alunos. Quando deparamos com alunos desmotivados, tendemos a pensar que não se interessam por nada porque não entendem o que lhes é ensinado. Mas isso é um grande engano. Nesse livro, os autores apresentam duas perspectivas sobre a motivação escolar: Alonso Tapia defende que o interesse do aluno não depende de um único fator. A motivação está ligada à interação dinâmica entre as características pessoais e os contextos em que as tarefas escolares se desenvolvem. A atuação dos professores, a partir da consciência das determinantes psicossociais, pode interferir, reforçar ou anular os padrões motivacionais dos alunos. Caturla Fita focaliza o papel do professor na motivação dos alunos. Saber motivar pressupõe saber como os alunos aprendem. Nesse sentido, é evidente que o interesse dos alunos depende em grande medida das decisões que o professor toma. A motivação escolar é um fenômeno complexo, processual e contextual, mas algo pode ser feito para que os alunos recuperem ou mantenham seu interesse em aprender. À sociedade, aos órgãos públicos e a outras instituições cabe dar a devida prioridade à educação. Aos professores e equipes docentes cabe refletir para encontrar caminhos de saída para os impasses.

Código: L004-9788515018468
Código de barras: 9788515018468
Peso (kg): 0,131
Altura (cm): 17,00
Largura (cm): 12,00
Espessura (cm): 0,90
Autor Jesús Alonso Tapia
Editora EDIÇÕES LOYOLA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 152
Ano de edição 1999
Número de edição 11

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A motivação em sala de aula