• A leitura imagética como práxis social

O estudo sobre a arte, a leitura de imagens e as TIC, no contexto de uma turma de estudantes do Ensino Fundamental, apresenta elementos que permitem pensar na potencialidade da arte e da cultura visual no âmbito da Educação contemporânea, a qual exige o tensionamento com as linguagens e os procedimentos atuais, seja a partir da leitura e análise de imagens e/ou através de tecnologias que permitem a produção e manipulação de imagens e de textos visuais. Ao finalizar a leitura, fica evidente a potencialidade do tema, amplamente estudado no âmbito da arte-educação, mas que se atualiza no horizonte de cada escola, contexto e sujeitos como se percebe nessa pesquisa. Proponho que se dê visibilidade aos conteúdos conceituais e procedimentais possíveis de serem ensinados numa proposta como esta, para que outros colegas se inspirem nas aprendizagens mediadas pelas TIC, mas com foco na especificidade da arte. Ler, interpretar e significar não saem de moda na educação e, por isso, este estudo é atual. São necessárias propostas que tratem de leituras de mundo, tematizem comportamentos e identidades, ensinem a entender a lógica e o mecanismo da indústria cultural também no horizonte da arte e da cultura visual. Para tanto, necessitamos de professoras e professores capazes de pensar suas aulas e não reproduzir ou aplicar propostas e práticas tidas como “atuais”. Diante disso, parece-nos que este estudo cumpriu com seus objetivos. Profa. Dra. Maria Regina Johann Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ/RS

Código: L004-9786558688860
Código de barras: 9786558688860
Peso (kg): 0,270
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,90
Autor Maria Aparecida Santana Vivian Cristina Belter; Camargo Lunardi
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 110
Ano de edição 2021
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A leitura imagética como práxis social