O sistema universitário brasileiro está organizado sob um regime de classificação e hierarquização de posições. Dentre os atributos para determinar as posições dos agentes, o critério da antiguidade permite que as universidades inseridas a mais tempo consigam manejar melhores trunfos em comparação aos ingressantes. Com a política pública do Programa de Expansão do Ensino Superior (REUNI), conduzida pelo governo federal na década de 2000, ocorreu a ampliação do sistema, com a entrada de novas instituições. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada nesse contexto, tem buscado posições através da veiculação de determinados atributos sociais, que estão conectados a sua base social. Assim, o objetivo do estudo foi compreender quais são as estratégias de investimento utilizadas pelos docentes situados no interior da instituição para circular entorno da posição que ocupam no sistema. A pesquisa permite lançar luz sobre os efeitos da expansão do sistema universitário sobre a carreira docente, inscritas no contexto periférico brasileiro.
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| Autor | Clovis Schmitt Souza |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 194 |
| Ano de edição | 2025 |
| Número de edição | 1 |

