• A Geometria de Lazare Carnot e suas potencialidades para o ensino na Educação Básica

Uma das maneiras de elaborar historiografias atualizadas sobre temas matemáticos é tomar a heuristica para compor cenários questionadores, problematizadores, interpretativos e criticos que respondam à questões de pesquisa. Os autores deste livro adotaram essa base metodológica para uma investigação histórica centrada na tradução, análise e encaminhamentos para o ensino de geometria e trigonometria. A partir da tradução livre do texto original em Francès de Lazare Nicolas Marguerite Carnot, publicados por entre 1800 e 1806, realizaram uma pesquisa bibliográfica e documental em que identificaram, interpretaram e problematizaram operações geométricas e trigonométricas, na forma de uma análise histórico-epistemológica exploratória e interpretativa de fontes históricas primárias, em busca de saberes geométricos a ensinar que podem subsidiar uma produção de geometrias para ensinar na Educação Básica. O livro propõe um enfoque atual para a Matemática do passado, que atende a dois eixos temáticos da pesquisa em história da Matemática: a história e epistemologia da geometria de Lazare Carnot e os usos didáticos da história dessa geometria para o ensino da Matemática escolar nos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio.

Código: L004-9786555635331
Código de barras: 9786555635331
Peso (kg): 0,333
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20
Autor Djnnathan da Silva Gonçalves Iran; Francsico Abreu Mendes
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 234
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A Geometria de Lazare Carnot e suas potencialidades para o ensino na Educação Básica