O que nas imagens de guerra atrai a atenção dos espectadores? A partir da teoria do crítico alemão Aby Warburg, Leão Serva analisa os gestos e as emoções que ecoam na fotografia de guerra a partir de pinturas e esculturas do passado, estabelecendo relações entre a pintura e a fotografia ao longo da história das guerras. Serva coloca em evidência a inserção da fotografia no jornalismo e a forma como essa técnica fez uso de um imaginário preexistente na pintura para se estabelecer. Ao mergulhar em sua análise da fotografia de guerra, o autor aborda a constituição do fotojornalismo e suas ligações com outras artes, como a pintura e o cinema. Surge, nesse estudo, a percepção da existência das “fórmulas da emoção”, que habitam o imaginário coletivo nem sempre de modo consciente, mas com grande poder de mobilização.
Código: |
L004-9786586111057 |
Código de barras: |
9786586111057 |
Peso (kg): |
0,490 |
Altura (cm): |
25,00 |
Largura (cm): |
19,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Autor |
Leão Serva |
Editora |
EDIÇÕES SESC |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
204 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |