• A formação continuada sob análise do professor escolar

Os debates nacionais e internacionais sobre o trabalho docente cada vez mais destacam a formação continuada dos professores como um dos fatores fundamentais para a atividade. Além de preparar e qualificar os profissionais do ensino, a formação continuada produz a profissão e a profissionalidade. Mas o que tal formação representa para os próprios professores e o que significa de fato para seu desenvolvimento profissional e a prática pedagógica? Estas são as principais questões avaliadas neste estudo, desenvolvido com base em depoimentos de professores da educação básica da rede pública de ensino de Bauru, no interior paulista. As autoras verificaram que, apesar de sua importância, a formação continuada não tem trazido os benefícios esperados para o desempenho em sala de aula ou para o desenvolvimento profissional do docente. Um dos motivos, afirmam elas, é o fato do professor não ser considerado no processo “como um sujeito ativo de seu próprio desenvolvimento, suas experiências adquiridas no exercício da profissão docente e seus conhecimentos construídos nas suas histórias de vida”. O livro reúne material para reflexões em torno de questões diversas, como a visão dos professores a respeito do papel da escola na formação continuada dos professores, sua participação nas etapas de construção e implementação dessas ações e as necessidades e expectativas relacionadas à prática.

Código: L004-9788539304196
Código de barras: 9788539304196
Peso (kg): 0,154
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 13,70
Espessura (cm): 0,80
Autor Fernanda Dagmar Ap. C. Franca; Rossi
Editora EDITORA UNESP
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 126
Ano de edição 2013
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A formação continuada sob análise do professor escolar